9.4.09

Salvem as Giraffas!!

"Hoje, nossa maior ameaça é ao direito de comunicar, e há ONGs 'politicamente corretas' que tentam podar esse direito. "Nós, da Abap, já afirmamos que repudiamos a censura à publicidade, inclusive aquelas bem-intencionadas. Hoje, já duvido que existam ações bem-intencionadas nessa área". Dalton Pastore - presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

A ALANA está caçando Giraffas, elas são o atual alvo jurídico da instituição que tem como meta a "proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil" - conforme o conteúdo do próprio site da entidade.

Lá também há "pérolas", ditas por seu presidente, como: "é importante reconhecer que os pais não são os únicos responsáveis pelos filhos que não param de pedir produtos vistos na tevê, que são obesos, sexualmente precoces ou com comportamentos violentos. A responsabilidade maior está nas empresas e agências de publicidade que apostam no mercado infantil, procurando a vulnerabilidade de cada faixa etária da infância e adolescência para criar consumidores fiéis: as crianças do consumo".

Pronto, eles deixam bem claro quem são os responsáveis pela falta de educação das crianças, por sua obesidade, pela sexualidade precoce e pela violência descabida. Não é o Executivo, não é o Legislativo e nem o Judiciário. Não são as escolas sem material didático e sem professores, não são as instituições despreparadas ou a falta de vergonha de nossos políticos. O responsável por tudo isso são as agências de publicidade, essa Nova Macunaíma, raiz de todo mal do século XXI.

Mas, melhor que minha modesta opinião, são as idéias de Dalton Pastore que, até agora, parece ser a única voz das entidades de propaganda a defender, não apenas a classe publicitária, mas o direito de comunicação em nosso país.

Pastore observa que todas as vezes que uma minoria se julgou no direito de decidir o que a maioria deveria ver ou ouvir, a sociedade se deu mal, como no nazismo ou nas ditaduras.

E ele tem razão, basta observar os argumentos da Alana: "Eles (as crianças) querem se vestir e comer da mesma forma. Querem marcas – usar o tênis Nike, comer Fandangos e ter a mochila da Hello Kitty. Preferem não ir à praia ou ao campo porque sabem que lá não encontrarão tevê ou videogame. Trocam o suco de mexerica por Coca-Cola, e arroz, feijão e couve, por Big Mac com batata frita."

Fico novamente com Dalton Pastore que afirma, o que deveria ser óbvio:

- "A publicidade tem sim, que motivar a população, desde criança, a ter desejo de consumo, faz parte da nossa sociedade". Não somos uma sociedade de casta, o filho do operário um dia pode virar banqueiro, ele precisa de incentivo".

- "Um grupo que se julga superior não pode decidir o que a população deve ou não assistir. A população deve decidir por si só".

- "Não estou dizendo que propaganda não precisa de limites. Precisa sim, e acho isso já há 30 anos.É exatamente por isso que o setor criou o Conar, a auto-regulamentação. Que eu saiba, somos o único setor da economia que se auto-regulamenta", conclui.

É isso aí Dalton! Salve o direito de comunicar! Salve a publicidade brasileira! E salvem as Giraffas - afinal, todos nós, adultos e crianças, merecemos um pouco de magia e bom senso em nossas vidas.

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