31.3.09

A Alma da Propaganda

Jonatas Abbott, aproveitando o momento da foto para um pequeno merchan de um de seus produtos, o Easy Mailing da Dinamize.

Chamado para "incendiar" o 122º Café com Internet, realizado no último dia 26 em São Paulo pela WBI Brasil, Jonatas Abbott, diretor-executivo da Dinamize, ao falar sobre e-mail marketing foi categórico: "A alma da Propaganda é invadir a vida". Segundo ele, para realizar a sua própria função social, a publicidade precisa ser invasiva, característica que é da própria natureza da propaganda, faz parte de sua essência. Assim, a publicidade é invasiva quando interrompe um programa de TV e entram os comerciais; é invasiva na transmissão do futebol, onde pipocam logos pela tela e mensagens dos patriocinadores; é invasiva no rádio, entre um jngle e uma promoção; e principalmente, é invasiva na caixa de correio eletrônico, através do e-mail marketing - mas note bem, isto não é spam!

Jonatas, publicitário e defensor ferrenho da atividade, tem uma visão bastante clara sobre o que é spam. Para ele, spam é aquele e-mail nocivo, enviado por máquinas-robôs, sediadas em algum ponto obscuro do planeta, que infectam nossos computadores com vírus, roubam senhas, identidades e números de cartões de crédito. Infelizmente, o spam não pode ser controlado ou regulamentado, porque ninguém controla bandido, bandido é caso para polícia resolver. Já e-mail marketing é bem diferente.

E-mail marketing é uma mensagem eletrônica de caráter comercial. Alguns dirão que este tipo de publicidade só poderia entrar em nossas caixas se, e somente se, fossem autorizadas pelo usuário. Visão que, para Jonatas, é extremamente distorcida, pois não leva em consideração quando o consumidor não sabe o que deseja, como no lançamento de um produto inédito. Como exemplo cita o carro indiano de U$ 2.000,00 e pergunta: Quem não gostaria de ser informado sobre o lançamento desse carro no Brasil? E qual o problema de receber este tipo de informação por e-mail marketing?

Claro que, como toda atividade, o e-mail marketing precisa ser regularizado e Jonatas não é contra a nova lei que vem por aí, mas considera que o texto poderia ser mais abrangente.

Sem papas na língua, Jonatas é um defensor da liberdade de expressão, o que todos que trabalham ou estudam na área de comunicação deveriam ser. Seu discurso é um pouco polêmico sim, mas enfrentar pensamentos ditos "politicamente corretos", sem gerar algum tipo de polêmica, aí já é querer demais.


Um comentário:

Maria Helena Flauzino disse...

Sim, há polêmica. Ótimo quando existe, o difícil é quando a polêmica ou divergência de opiniões passa a ser uma lei - e acaba a democracia. Muitas vezes gera a hipocrisia -já houvi diversas pessoas dizendo que odeiam “spans” porém elas adoram enviar “spans” - quando estão anunciando seus próprios produtos. Spam é quando recebo - quando envio é e-mail marketing?
Tem também aqueles arquivos de power point cheios de efeitos e letrinhas que voam que nossos amigos nos mandam? O que é aquilo? Spam? Mas nosso querido amigo leu gostou e achou que seria interessante a gente ver? E a gente odeia.
Mas quando nossos amigos nos mandam filminhos engraçados... a gente vê... e adora...
Talvez o problema esteja no modelo não no envio de mensagem, empresa, amigo, ou não, seja o que for a gente só sabe se é legal depois que abre e lê, se gostamos guardamos se não jogamos no lixo. Ainda temos liberdade de jogarmos nós mesmos alguns itens no lixo, mas daqui a pouco como nos consideram meio incapazes de tomar decisões vão jogar tudo no lixo.
Nenhum extremo é bom.