Vá lá, estou ficando muito chato, mas este comercial do Ford Fusion comete dois erros que não pude deixar de registrar.
Observe que a pergunta que serve de base para a campanha é: "Onde você pretende estar daqui a 5 anos?" A resposta, que aparece na imaginação dos interlocutores, é dentro de um Ford Fusion. O que significa que eles pretendem esperar 5 anos para comprar um carro lançado em 2009 (desculpem o radicalismo, mas é tempo demais...mesmo que se tratasse de algum plano de consórcio).
Mas este pequeno equívoco não tiraria os méritos do roteiro (afinal, a imagem que vemos é de um "sonho"), o pior vem depois. Como observamos no "devaneio" da protagonista, o que ela, ironicamente deseja, é ter o colega como seu motorista particular (bacana a sacada), mas a frase de assinatura: "Quem dirige o Ford Fusion fez por merecer" pisa no tomate. Significa que o colega da moça - em 5 anos - perderia o cargo no escritório da empresa para trabalhar como chofer (nesse caso, ele realmente, fez por merecer...).
O correto, seria terminar o comercial com algo do tipo: "Quem tem o Ford Fusion fez por merecer" - o que, pelo preço do tal carro, só mesmo em sonho - para imensa maioria da população.
8 comentários:
Bastante pertinente o comentário!
Confesso que, ao assistir tal anúncio, fiquei confuso. Não consegui compreender o propósito da alusão aos cinco anos.
Acho que "os 5 anos" da propaganda fazem alusão ao fato da pessoa ser bem sucedida no emprego no futuro a ponto de poder comprar um Ford Fusion. Claro que daqui a cinco anos o modelo 2009 já estará obsoleto, mas no sonho a pessoa usa como referência o carro que é sonho de consumo dela no momento.
Olá, Ari, estava vendo o comercial da Ford no You Tube e encontrei uma campanha muito legal da Havaianas, que levou o Leão de Ouro no Cannes 2009. Acho uma boa sugestão pro seu blog.
http://www.youtube.com/watch?v=ajSu4fI7t5c&feature=related
Abs,
Cristina
Olá,
Fiz um post sobre o assunto, agradeço se puder opinar:
http://seletadeprosa.blogspot.com/
Abraços,
Rodrigo
Interessante, não tinha percebido esses vacilos no comercial, acho que o público em geral também não, só a galera especializada em publicidade que notou. O que eu noto na propaganda é o erro de português nesse "daqui cinco anos" quando deveria ser "daqui a cinco anos".
Mas ok, a música é foda e a modelo é linda.
Abr
Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Publicidade na Internet
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.
Ari,
Muito bem apontado. Eu, sinceramente, achei o comercial de mal gosto, mas o mais interessante é ver que um erro de lógica desse passou desapercebido pelo crivo dos executivos da Ford, ou não. Mostra que nem as mais poderosas empresas de publicidade são perfeitas.
Abraços e parabéns pelo blog!
Esse comercial é o fim da picada! Ele diz qum um babaca tem de ter um carro caro pra poder pegar mulher e que uma mulher tem de sacanear seu colega de trabalho e pisar em cima dele (afinal ele foi rebaixado para motorista, né?), para poder exercer o poder. Mas o final diz tudo: quem dirige aquela m... fez por merecer... Lastimável!
Postar um comentário